Sessão documentários nacionais
''Elevando o patriotismo e divulgando as obras de nossos heróis brasileiros''
Rádio Auriverde (1991)
Com imagens e sons inéditos de Carmem Miranda e do Brasil na II Guerra Mundial, o filme penetra no desconhecido universo da guerra psicológica que conturbou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália (1944/45). Através das musicalmente alegres e debochadas transmissões de uma rádio clandestina, tema-tabu entre os pracinhas, o resgate da Rádio Auriverde acaba também revelando as tragicômicas relações entre os Estados Unidos e o Brasil durante o conflito cujas consequências jamais se esgotaram.
____________________________________________________
Sem Palavras (2009)
O documentário toca num assunto esquecido e não por isso pouco importante ou delicado: a perseguição de alemães no Brasil nos anos 40, durante a Segunda Guerra Mundial. A história é simples: ao se unir aos Aliados, o Brasil passou a considerar os países do Eixo (Alemanha, Itália, Japão) seus inimigos e, portanto, japoneses, alemães e italianos passaram a ser perseguidos (em maior ou menor grau de acordo com a localidade), proibidos de falar seus idiomas em público ou divulgar suas culturas e até mesmo colocados em campos de concentração.” Acione a legenda no vídeo.
____________________________________________________
Um Brasileiro no Dia-D (2004)
Relato da viagem que o músico João Barone fez pela Europa em 2004, o documentário traz uma longa entrevista com Pierre Closterman, descendente de franceses que nasceu em Curitiba (PR), em 1921, e foi o único brasileiro a ter participado do Dia D, como integrante da aviação francesa.“É preciso lembrar e valorizar tudo que aconteceu naquela época, para que as gerações atuais e futuras não esqueçam jamais.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário